2050 estudos - 7 abençoado(s) conectados - 655969 acessos - Contato
Procure seu estudo
Através dos títulos
No interior dos textos
Menu
Página inicial
Quem sou
Contatos e Endereços
Deixe o seu depoimento
Sites que indicamos
Galeria de fotos
Galeria de vídeos
Colunistas deste site
Crenças e religiões
Estudos bíblicos
Perguntas e Respostas
Pesquisas
Poesias
Testemunhos
Variedades
Loja Virtual
Destaques
free counters

Traduza o site
O que significa "é melhor casar-se do que abrasar-se"?
Tipo: Perguntas e respostas / Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa


Olá pastor, vi o seu estudo no site da rede melodia. Namoro há nove meses, somos evangélicos e gostaria de saber o que é abrasamento
=====
Vanessa,

A palavra “abrasar-se” está no meu estudo "Sexo entre não casados”, no seguinte contexto:

Deus considera legítima a prática do sexo entre namorados, sem o vínculo conjugal? Vejamos o que Paulo diz: “Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido” (1 Co 7.2). O apóstolo indica o leito conjugal como única forma de evitar-se o relacionamento ilegítimo, seja usado o termo fornicação, impureza ou prostituição. Ou seja: para que não cometam impurezas sexuais, casem-se. Mais adiante (v. 9) ele arremata: “Se não podem conter-se, casem-se; porque é melhor casar do que ficar ardendo em desejos [abrasar-se]”. Então, a única forma de darmos curso aos desejos sexuais é no matrimônio:

“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula, pois aos devassos [os que se dão à prostituição] e adúlteros Deus os julgará” (Hb 13.4). Logo, se os namorados não se sentem seguros na guarda da virgindade; se não há como conter os impulsos sexuais, melhor será que se casem.

Em várias versões o versículo está assim: “Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se” (1 Co 7.9).

A Bíblia na Linguagem de Hoje: “Mas, se vocês não podem dominar os seus desejos, então casem, pois é melhor casar do que sofrer por causa de desejos insatisfeitos”. Nova Versão Internacional: “Ardendo em desejos”.

Portanto, o significado de abrasar-se é esse mesmo, isto é, ficar remoendo desejos incontroláveis que podem – e quase sempre o faz – levar à prática da fornicação. Abrasar-se significa queimar-se; abrasar é queimar, ficar igual a brasa, aceso. Na situação de “abrasado”, o domínio sai do controle do espírito. A carne, ou seja, a natureza de pecado, assume o controle da situação. Nesse caso, falece o “domínio próprio” como fruto do Espírito (Gl 5.22). Precisamos ser vitoriosos nessa luta. Veja a Palavra:

“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl 5.17). O Apóstolo declarou que enfrentava esse adversário: “Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço; porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne [natureza decaída, a inclinação má de todos nós] não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o mal que habita em mim” (Rm 7.15-20).

Costumo dizer que nós os crentes somos “santos pecadores”. Temos o pecado dentro de nós, herdado da desobediência de uma só ofensa [Adão], mas temos um espírito voltado para Deus e o Espírito Santo que nos convence do pecado e nos ajuda em nossas fraquezas. Quem não é filho de Deus e, portanto, não tem o Espírito, está completamente desprevenido. A carne domina completamente suas ações.


Este artigo te tocou? Envie-nos uma mensagem!
Seu nome:..
Seu email:..
Comente o artigo:..
..Quem escreveu o artigo acima?
Pr. Airton Evangelista da Costa